Banner

Histórico

O Congresso de Pesquisa e Extensão foi criado em 2013, fruto da integração de atividades como o Circuito Científico (Seminário Pesquisador Iniciante, Seminário de Dissertações e Teses, Seminário do PIBID), coordenado pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação e a Mostra de Extensão, coordenada pela Pró-Reitoria de Extensão, ambos realizados desde 2011. O primeiro CONPEX, edição 2013, foi realizado no IFRO Campus Colorado do Oeste de 21 a 23 de outubro de 2013, com cerca de 350 participantes.

O II CONPEX ocorreu no Campus Ariquemes, no período de 07 a 10 de outubro de 2014, com a participação de aproximadamente 600 inscritos.

A terceira edição do CONPEX trouxe a novidade da inserção da Pró-Reitoria de Ensino, tornando-se, assim o Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão e ocorreu no Campus Porto Velho Zona Norte, nos dias 6, 7 e 8 de outubro de 2015 com a participação de aproximadamente de 1.100 participantes, sendo 500 da comunidade interna e 600 da comunidade externa. A abertura e o encerramento do evento foram realizados no Teatro das Artes, em Porto Velho.

A quarta edição do CONPEX ocorreu em 2016, no IFRO Campus Vilhena, nos dias 03 a 05 de outubro, com a participação de aproximadamente 1000 participantes, sendo 900 da comunidade interna e 100 da comunidade externa, contou com a apresentação de trabalhos em banner e oral, exposições e mostras, além de palestras e minicursos.

A quinta edição do evento foi sediada pelo Campus Porto Velho Calama, na capital, entre os dias 17 e 20 de outubro, com a previsão de participação de 1000 participantes, de todas as unidades da Instituição. Em 2017 estiveram integradas às atividades do V CONPEX, outros dois eventos, o Seminário PIBID e do Seminário de Educação Inclusiva e Diversidade durante, além da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Campus Porto Velho Calama, que tiveram suas atividades integradas ao V CONPEX.

Em 2018 o evento foi sediado no Campus Porto Velho Zona Norte, com a temática: “Empreenda hoje!”, onde todas as atividades foram centradas em uma linha mestra voltada para os termos: indústria 4.0, sustentabilidade dos recursos naturais; Empreendedorismo Público, Social e Cultural e outras temáticas atuais, que constituem conteúdos transversais, complementares ao ensino básico, técnico e tecnológico, além da licenciatura, demais cursos de graduação e pós-graduação ofertados pelo IFRO. O evento teve 1.100 inscrições e 350 trabalhos inscritos e apresentados na forma de banner.

Em 2019, o programa é realizar 47 palestras e/ou mesas redondas, além de dois hackathons, um deles com temática já definida, na área de Engenharia Florestal. Também há expectativa para a apresentação de 400 trabalhos na forma de banner, aumentando em 20% o número de 2018. Embora limitada a 600 inscritos, espera-se o número de 1000 participantes, incluindo aí, profissionais de educação de outras escolas, em alguma das atividades ofertadas.